Os 5 passos para uma Educação Clássica Infantil

Quando eu comecei a pesquisar sobre métodos de educação, conheci o método elaborado por Charlotte Mason, uma educadora britânica do início do século XX. Embora seu método não seja comumente “etiquetado” como clássico, ela faz parte dessa mesma tradição, bebeu das mesmas fontes e busca os mesmos fins.

Fiquei encantada com a forma de ensinar que ela propõe. Seu método me ajudou a ver de forma mais concreta a formação que eu idealizava. Continuei minhas pesquisas para tentar levar esse grande tesouro ao meu filho, que completou 3 anos em março deste ano.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que Charlotte não recomendava nenhum tipo de instrução formal antes dos seis anos de idade! Eu queria que meu filho pudesse ter acesso a esse tesouro o quanto antes. Queria que seu imaginário fosse preenchido por ideias nobres, boas, belas e verdadeiras.
No entanto, eu também descobri que podia sim introduzir de forma tranquila alguns elementos da educação clássica na rotina do meu filho. Respeitando seu ritmo, eu poderia adubar o terreno e prepará-lo para receber a educação clássica “propriamente dita”, àquela a que ele terá acesso quando for mais velho.

Estes elementos são as sementes adequadas para o cultivo da sabedoria e das virtudes na alma das crianças em idade pré-escolar. Eu decidi chamá-los de passos porque fazem parte de um caminho de formação.

Os 5 passos para uma Educação Clássica Infantil são:

- Oração

Nas próximas páginas você encontrará cada um desses passos, o método para empregá-los e algumas sugestões que podem ajudar você nesse caminho. Os 5 passos estão divididos em três sessões: A Beleza, A Bondade e A Verdade.

Muito bem. Agora o mistério foi desvendado e você já sabe quais são os 5 passos para uma Educação Clássica Infantil. Agora é possível que você esteja se perguntando o que eles tem a ver com tapetes... O que é essa tal Hora do Tapete, afinal?

(Continua...)

Trecho do E-book A Hora do Tapete - Educação Clássica Infantil em 5 Passos
Por Juliana Poiares 30 set., 2022
A narração pode e deve ser inserida na rotina de estudos de alunos mais velhos, e, Karen Glass não somente recomenda a prática como nos dá subsídios para implementá-la.
Por Leciane Sulsbach 14 set., 2022
Os processos cognitivos envolvidos na criação de conteúdo escrito exigem uma organização de pensamento estruturada e refletida. Destarte, um tanto mais complexo do que o exercício oral.
Por Barbara Lores 12 set., 2022
Como uma tabela pode ajudar seu filho a aprender as datas de eventos históricos importantes e ainda incentivar a criatividade e potencializar a imaginação?
Por Maria Fernanda 08 set., 2022
Ao começar a narração oral formal com seu filho, você vai se deparar com várias dificuldades. São como aqueles primeiros passos de um bebê. A perseverança é a chave do sucesso na narração.
Por Mariana Maxnuk 01 set., 2022
A autora faz a comparação de que narração é como o processo digestivo do corpo. É o processo de assimilação do material que foi lido, portanto, se esse material já vem digerido, mastigadinho, a criança não vai ter muito trabalho a fazer e provavelmente não vai reter aquele conteúdo.
Por Renata Knupp 24 ago., 2022
A narração é essencial na educação. Muitas vezes tendemos a subestimar o poder da narração, justamente por ser algo tão “simples”. Nós achamos que é repetitivo, que toma um tempo que poderia estar sendo usado para aprender coisas novas, como novas leituras. E de fato, a narração toma tempo, porém esse tempo é bem investido.
Por Laura Pavret 12 ago., 2022
Estude com a Prof. Laura Pavret - A verdade é que a narração é infinitamente mais simples do que parece. Mas, justamente por ser simples, nós achamos que falta algo, queremos enfeitar.
Por Professor Rodolfo Braga 18 jul., 2022
Inauguramos o espaço filosófico. Os artigos desta seção terão uma perspectiva mais de busca pelo fundamento das coisas. Neste primeiro mês, o professor Rodolfo Braga nos mostra a importância de agir de acordo com o que as coisas são e não do modo como queremos que elas sejam.
Por Barbara Lores 14 jul., 2022
- Só posso contar com o coletivo feminista da universidade em que trabalho. E todas me apoiam nessa escolha. Inclusive, eu não estaria tão segura de dar esse passo sem o suporte delas.
Mãe zangada com a filha
Por Barbara Lores 30 jun., 2022
Você sabe por que seu filho mente? Conheça os 6 tipos de mentira e suas respectivas curas conforme descritas por Charlotte Mason em seu livro Parents and Children (Pais e Filhos)
Show More
Share by: