Por que Cultivar as Virtudes

No último episódio conversávamos sobre a íntima relação que existe entre a educação clássica e a formação do caráter. Falamos também que a virtude deve ser o grande objetivo de toda tarefa educacional e que, consequentemente, nosso papel enquanto pais e educadores culmina na formação de pessoas virtuosas, seres humanos completos.
Mas, ficaram algumas questões para tratarmos, que são as seguintes:
O que exatamente são as virtudes? Como podemos fazer para desenvolvê-las? Ser virtuoso é a mesma coisa que fazer coisas boas? Quais são as principais virtudes que podem ser desenvolvidas na faixa etária da Educação Infantil?
Como esse é um assunto de fundamental importância e quase ninguém mais fala sobre isso na internet, resolvi dividir esse tema em dois episódios. Primeiro vamos tratar o porquê de cultivarmos as virtudes e em seguida falaremos sobre como fazer isso na prática.
Ouça na SoundCloud, Castbox, Itunes ou baixe o arquivo em MP3.

A narração é essencial na educação. Muitas vezes tendemos a subestimar o poder da narração, justamente por ser algo tão “simples”. Nós achamos que é repetitivo, que toma um tempo que poderia estar sendo usado para aprender coisas novas, como novas leituras. E de fato, a narração toma tempo, porém esse tempo é bem investido.